Entrevista
Nos dias 11 e 12 de setembro, o Estádio da Luz recebe o SL Benfica Health & Performance Congress, um evento multidisciplinar que pretende reunir profissionais dedicados à Saúde ligada ao desporto. Hélder Dores, especialista da Clínica Benfica e membro da comissão organizadora, traça a antevisão do congresso e promete novidades para esta segunda edição. Veja o depoimento.
Em contagem decrescente para o Cardiology Gaia Meeting 2024, Ricardo Fontes-Carvalho, presidente do evento, conversou com a News Farma sobre o programa desta edição. “Juntem-se a nós a 20 de setembro no Gaia Meeting, na Alfândega do Porto. As inscrições estão prestes a terminar e, portanto, inscrevam-se rápido que vai ser, mais uma vez, um grande evento da Cardiologia nacional com muitos palestrantes de renome internacional e, portanto, não percam”, convida. Assista à entrevista.
É sob a forma de intercâmbio entre os profissionais de saúde de várias gerações e de áreas distintas que se realiza o XXXII Congresso Português de Aterosclerose, de 25 a 26 de outubro, no Hotel Montebelo Alcobaça. A News Farma esteve à conversa com João Porto, presidente do evento, numa conversa de antevisão daquilo que esta edição procura trazer. “Teremos, seguramente, pontos de interesse para que todos os que queiram possam participar no nosso congresso”. Assista à entrevista.
A 2.ª edição do Curso de Introdução aos Princípios da Oncologia Geriátrica vai realizar-se no próximo mês de setembro e o coordenador do Grupo de Trabalho de Oncologia Geriátrica da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Filipe Coutinho, partilha a antevisão do evento formativo, que afirma como "imperdível" para todos os profissionais interessados em adquirir conhecimentos na área. Leia as mensagens do responsável em entrevista à News Farma.
“Todos os envolvidas em equipas de Biomedicina que pretendem trazer soluções para os doentes devem concorrer ao Prémio BIAL de Medicina Clínica, porque é uma forma de obterem visibilidade e de refletir sobre os melhores caminhos para o futuro.” Quem o afirma é Miguel Castelo-Branco, da Universidade de Coimbra, que já recebeu este prémio numa edição anterior, apelando à participação dos seus colegas até 31 de agosto. Veja a entrevista.
Qual o impacto ambiental e a pegada ecológica de um bloco operatório? Este é “o local do hospital onde se consome mais energia e se produz mais resíduos”, pelo que, perante estes factos, a CUF se comprometeu em reduzir a sua pegada ecológica. “Aquilo que queremos é maximizar a utilização dos nossos resíduos no âmbito da economia circular e minimizar a nossa pegada ambiental.” Palavras de Mariana Ribeiro Ferreira, diretora de Cidadania Empresarial da CUF, sobre o projeto de descarbonização nos blocos operatórios nesta cadeia hospitalar. Veja a entrevista para conhecer os principais resultados atingidos e os próximos passos.
Com o objetivo de impulsionar o conhecimento da população sobre o impacto da alimentação na Saúde e na melhoria da qualidade de vida, o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a ULS Coimbra e o Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC) aliaram-se para criar a iniciativa “À mesa com Saúde”. Henrique Girão, diretor do iCBR, explica a importância deste projeto e de atrair a população para ações de promoção da literacia em Saúde. Veja a entrevista em vídeo.
“Estimulo todas as pessoas que tenham projetos na área do cancro de mama que os submetam ao Prémio Noémia Afonso, não só para honrar a memória da especialista, como, acima de tudo, para fomentar a investigação que se faz nestas áreas no nosso país.” Palavras de Leonor Matos, vencedora da 1.ª edição do Prémio Noémia Afonso, da Sociedade Portuguesa de Senologia, cuja candidatura termina já no próximo dia 30 de junho. A especialista acredita que este prémio “estimula a investigação” e o pensamento para estruturar uma metodologia científica adequada. Veja a entrevista.
“A implementação de projetos de Value-Based Healthcare (VBHC) é crucial para transformar os sistemas de saúde”. Esta é a mensagem-chave de Ignacio Schoendorff, diretor executivo da Gilead Sciences, no âmbito do programa "Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem", desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Exigo e IASIST.
O evento “Bone Dysplasias 2024” foi organizado em conjunto pela ULS de Santa Maria e pela Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI), com o intuito de abordar patologias “difíceis, que afetam todo o sistema musculoesquelético e até outros órgãos, passando ainda pelas displasias ósseas, que podem ter alterações oftalmológicas ou alterações dentárias, por exemplo”, reflete André Travessa, coordenador da equipa de displasias ósseas da ULS de Santa Maria e membro da comissão organizadora do evento. Assista à entrevista.