O Prof. Doutor Victor Gil destaca que “é um projeto em construção”, mas este é o momento simbólico de arranque desta nova ala, para “daqui a um ano, ser um projeto completamente consolidado”. Atualmente, a equipa continua a “limar as últimas arestas para que tudo corra eficazmente nos próximos tempos”. “Revisitar nunca é de mais”, destaca, já que existem muitas manifestações de doença sem fatores de risco controlados. O objetivo é “continuar a trabalhar ativamente nesta área”.
Já o diretor clínico do Hospital da Luz – Torres de Lisboa acredita que a Medicina Preventiva é uma das apostas do Grupo e, para complementar este objetivo, as instalações desta Unidade Hospitalar serviram para esse fim. “Decidimos apostar neste centro que nos parece que vai ser uma mais-valia, quer para a nossa Unidade, quer para todo o Grupo da Luz Saúde, como também essencialmente para as pessoas que nos procuram e que vão beneficiar deste serviço.” O Dr. João Pacheco Pereira destaca o elevado número de portugueses com fatores de risco cardiovasculares, que, não tendo propriamente a doença, “querem conhecer qual o seu risco e as medidas a adquirir para uma vida mais saudável”.
O Prof. Doutor Hélder Dores destaca as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte em Portugal, reconhecendo até que a prevenção “é um dos parentes pobres na redução desta mortalidade”. Graças a este novo centro, vão existir várias metodologias de estratificação de risco e profissionais de várias áreas para, em suma, “detetar precocemente aquelas pessoas que têm risco cardiovascular acrescido”. Desta forma, é possível tomar medidas preventivas para impedir ocorrências agudos de eventos. O cardiologista no Hospital da Luz partilha, por fim, que “vai ser um centro com um impacto muito benéfico para os doentes”.
“O Grupo Luz Saúde está a apostar na prevenção e na sustentabilidade”, reflete a Eng.ª Isabel Vaz, na inauguração deste novo espaço dedicado à Medicina Preventiva Cardiovascular: “Apostámos na Medicina Geral e Familiar para todos os doentes serem acompanhados com planos personalizados de acordo com a avaliação do risco de cada um.” A CEO da Luz Saúde refere que sempre se destacou a Cardiologia Curativa, mas este é o momento para “step back e começar pelo início”. “É uma grande alegria, sobretudo, contar com uma equipa médica de excelência nesta área, em particular, do risco cardiovascular”, partilha por fim.