Congresso Português do AVC: avanços na prevenção e tratamento da doença cerebrovascular

27/01/23
Congresso Português do AVC: avanços na prevenção e tratamento da doença cerebrovascular

A poucos dias do início do 17.º Congresso Português do AVC, a decorrer de 2 a 4 de fevereiro, no Sheraton Porto Hotel & Spa, conversou-se com a Prof.ª Doutora Diana Aguiar de Sousa, neurologista e membro da direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), entidade organizadora do evento, que partilhou os objetivos, as temáticas abordadas e os prémios atribuídos. Leia as declarações à News Farma.

Caracterizada como a conferência nacional de excelência dedicada à discussão dos avanços na prevenção e tratamento da doença cerebrovascular, o programa do Congresso Português do AVC reúne sessões focadas no tratamento do AVC agudo, tanto isquémico como hemorrágico, prevenção primária e secundária, e reabilitação, a par de conferências e debates sobre temas atuais e que vão de acordo com os interesses de todos os profissionais envolvidos na cadeia de cuidados do doente com AVC. “O programa formativo inclui também vários cursos que abrangem outras temáticas mais específicas, como Enfermagem neurovascular, técnicas ultrassonográficas e comunicação em doentes com perturbação do discurso, entre outros”, conta.

Em termos de objetivos do evento, não só será um momento de atualização dos avanços na prevenção e tratamento da doença cerebrovascular, como irá também permitir à comunidade médica de várias especialidades dedicada à doença cerebrovascular, assim como aos restantes profissionais de saúde, apresentarem e discutirem os seus resultados mais recentes em termos de atividade clínica e de investigação. Da lista de participantes, integrarão 11 convidados estrangeiros que garantirão o elevado rigor científico pretendido. De acrescentar também que acresce o incentivo aos jovens que iniciam o seu percurso na área da doença cerebrovascular com a oportunidade de competir pelos prémios de melhor apresentação e bolsas de investigação.

Quanto às novidades na programação, expõe que “existe uma crescente preocupação em abordar temas relevantes para a prevenção primária e secundária de eventos cerebrovasculares e da demência vascular, a par do tratamento do AVC agudo”. Acrescenta que “a cerimónia de homenagem ao Prof. Doutor José Castro Lopes será um ponto alto da memória coletiva enquanto sociedade científica”. A homenagem pretende evidenciar o contributo promovido pelo Prof. Doutor José Castro Lopes, “pioneiro em Portugal, no tratamento da doença vascular cerebral”, tendo fundado a primeira Unidade de AVC do país, no Hospital Geral de Santo António. Foi ainda o fundador da SPAVC, tendo sido presidente até à data do seu falecimento, em julho de 2022. Assim, “é extensamente reconhecida a relevância e excelência do seu trabalho na promoção do conhecimento sobre o acidente vascular cerebral em Portugal, tanto junto dos profissionais de saúde como da população em geral”, partilha a Prof.ª Doutora Diana Aguiar de Sousa.

Relativamente aos prémios a serem atribuídos, serão oito no total, destinados às comunicações orais e posters apresentados no congresso (“Prémio 17.º Congresso Português do AVC”), visando incentivar e premiar a melhor atividade científica nacional na área da doença cerebrovascular, como também um de jornalismo, outro relativo à comemoração do Dia Nacional do AVC, pretendendo promover a sensibilização da sociedade civil para a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, e, ainda, a "Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral". Esta bolsa destina-se a projetos de investigação, planeados ou em curso, constituindo um “significativo apoio à produção científica nacional na área da Medicina do AVC”, conclui.

Visite o site do congresso.

Partilhar

Publicações