“Temos objetivos de formação adaptados às dificuldades do dia a dia. São quais? A prescrição de exames, por exemplo. E o foco das nossas Jornadas, este ano, será desmistificar os principais exames ligados ao estudo de uma doença reumática. Vamos, através de um caso clínico, fazer uma revisão teórica que nos vai permitir saber quando pedir o exame. Esta dúvida surge nos médicos de família e nós queremos contribuir para que tenham menos dúvidas e consigam prescrever de forma mais eficaz”, explica o especialista da ULS Gaia e Espinho.
Na opinião de Tiago Meirinhos, a colaboração entre as duas especialidades é “necessária, importante e útil”, além de proveitosa.
Neste sentido, destaca o grupo de trabalho da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) que, ligado à MGF, lançou uma aplicação denominada ReumaGuide. Os conteúdos ajudam assim no diagnóstico e gestão de doenças reumáticas, bem como na referenciação para a Reumatologia. “Temos de estar bastante próximos, e a aplicação funciona bem, é de uso livre”, acrescenta.
Saiba como se inscrever nas Jornadas do Serviço de Reumatologia da ULS Gaia e Espinho aqui.