Atualidade
O Centro de Responsabilidade Integrada do Serviço de Urgência (CRISU) da ULS São José, em Lisboa, completou um ano de atividade com resultados positivos. O projeto-piloto, pioneiro em Portugal, permitiu melhorar em 10% os tempos de espera para o primeiro atendimento médico e aumentou em 32% os reencaminhamentos para ambulatório programado.
Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com o Instituto Politécnico do Porto, desenvolveu uma nova tecnologia com potencial para revolucionar o diagnóstico e tratamento do cancro.
A NOVA Medical School inaugurou esta segunda-feira, 16 de junho, o edifício de Formação Avançada no novo campus de Carcavelos — o primeiro passo de um projeto estratégico que pretende redefinir o ensino, a investigação e a inovação em saúde em Portugal.
A partir de hoje, 16 de junho, as farmácias passam a ter acesso em tempo real à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, podendo saber de imediato se um fármaco está disponível, se existe apenas em quantidade limitada, se se encontra em rutura ou sem stock nos distribuidores.
A 13.ª edição da Conferência Sustentabilidade em Saúde, organizada pela AbbVie em parceria com o jornal Expresso, realiza-se no dia 1 de julho, pelas 09h00, no Centro Cultural de Belém.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) lançou a Área do Cidadão, uma nova plataforma online gratuita com informação acessível e cientificamente validada sobre saúde e medicamentos, com o objetivo de combater a desinformação e apoiar a população na gestão da sua saúde.
O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, liderado por Lino Gonçalves, realizou os primeiros procedimentos em Portugal com recurso à nova sonda de ecografia intracardíaca 4D, uma tecnologia que permite obter imagens tridimensionais em tempo real durante intervenções estruturais cardíacas complexas.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) implementou a TeleTOD, uma solução que permite a toma observada da medicação em doentes com tuberculose pulmonar através de vídeochamada. O objetivo é acompanhar os doentes que têm dificuldades de mobilidade, constrangimentos geográficos ou outras limitações.
Os profissionais do Serviço Nacional de Saúde reportaram 2 581 episódios de violência em 2024, mais 9% do que no ano anterior, que causaram 1 185 dias de ausência ao trabalho. Os dados são da Direção Executiva do SNS.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo vai lançar o projeto AMA – Apoio à Maternidade e Amamentação para apoiar na transição para a parentalidade e na superação das dificuldades associadas ao aleitamento materno. O projeto entra em funcionamento no dia 16 de junho.