Atualidade

Sabe-se que existem cancros hereditários e sabe-se também que há famílias onde a presença da doença indica um risco acrescido, mas desconhece-se, no entanto, quantos são estes casos em Portugal. Pouco mais há, explica Tamara Milagre, presidente da direção da Associação EVITA - Cancro Hereditário. Uma ausência de dados que a EVITA Platform (EP) pretende colmatar, constituindo-se como uma ferramenta centrada no cidadão/ doente e também para profissionais de saúde e investigadores. 

O Ministério da Saúde do Governo de Portugal, através da Direção Executiva do SNS, alargou a campanha  de vacinação sazonal 2023-2024 contra a gripe e contra a COVID-19, para a população com 60 ou mais  anos, às farmácias comunitárias. A Associação Nacional das Farmácias (ANF), em parceria com a Spirituc Investigação Aplicada, Lda,  desenvolveram um inquérito à população portuguesa para avaliar, entre outros domínios, as perceções e a satisfação da população relativamente à campanha de vacinação sazonal.  

Com o tema "Rumo à evidência e inovação ", o Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2024 realiza-se de 19 a 21 de abril, no Centro de Congressos no Algarve, em Vilamoura. A submissão de trabalhos termina a 31 de março.

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepobades) apelou à população para doar sangue, nomeadamente dos grupos sanguíneos mais carenciados, para garantir uma resposta sustentável às necessidades dos serviços de Medicina transfusional.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS 2030), ontem no Centro Ismaili de Lisboa. A News Farma marcou presença para conhecer a operacionalização do PNS 2030 e o cumprimento dos seus desígnios e objetivos.

O 27th International Meeting: Update on Dermatology Treatments já tem data marcada para 15 e 16 de março, no Hotel Sheraton, no Porto. Marque na agenda e inscreva-se. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou hoje a uma resposta urgente contra o efeito que o surto de sarampo no continente pode ter em milhões de crianças, depois de registar o mais elevado número de casos em anos.

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto conseguiram, através de um "espião colorido", mapear a comunicação do cancro do pâncreas, abrindo portas para novas terapias, foi hoje anunciado.

O Hospital Curry Cabral realizou em 5 de fevereiro o primeiro transplante hepático com recurso a robótica na Europa a um doente com cirrose hepática, que já se encontra no domicílio e em “franca recuperação”, anunciou hoje a instituição. “A histórica intervenção cirúrgica” durou nove horas e foi liderada pelo diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato‐Bilio‐Pancreática, Hugo Pinto Marques, utilizando um sistema de quarta geração, o da Vinci XI, que é parte do primeiro Centro de Cirurgia Robótica em Portugal.

Um artigo publicado na revista Cell, investigadores apresentam novas evidências de que a molécula Xist, que desempenha um papel importante na genética feminina, gera anomalias moleculares causadoras de doenças autoimunes.

Publicações