Radiologia do Hospital da Senhora da Oliveira alarga o leque de procedimentos e tratamentos

22/03/24
Radiologia do Hospital da Senhora da Oliveira alarga o leque de procedimentos e tratamentos

A realização de procedimentos de Radiologia de Intervenção é um dos pontos fortes que a direção do Serviço de Imagiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave está a desenvolver no Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães), anunciou a entidade em comunicado. Neste desenvolvimento apresentam-se novas linhas de tratamento na especialidade.

Para a diretora deste serviço, Ana Salgado, “a implementação de técnicas inovadoras na radiologia de intervenção, com recurso a procedimentos médicos diferenciados e minimamente invasivos e utilizando equipamentos de última geração, representam uma oportunidade de diferenciação clínica, permitindo um tratamento e acompanhamento personalizado pela nossa equipa, elevando assim a qualidade do serviço prestado à nossa população”.

No ano de 2024 está previsto mais um significativo salto qualitativo. De acordo com a ULS do Alto Ave irão, por um lado, ser internalizados procedimentos ainda mais diferenciados, nomeadamente os endovasculares (por exemplo embolização brônquica, hepática e renal, doseamento das veias supra-renais e biópsia hepática transjugular) e, por outro, dar-se-á início a um programa de tratamento de nódulos benignos tiroideos, pela técnica de termoablação percutânea por micro-ondas, passando a ser um dos poucos hospitais públicos a realizar este tratamento. Como vantagens desta técnica, alternativa à remoção cirúrgica da tiróide, destaca-se o facto de ser realizado em regime de ambulatório, sem deixar cicatriz e com menos riscos para o doente.

 

Fonte: SNS

Partilhar

Publicações