Com início a 13 de setembro, os estudantes terão a oportunidade de participar em discussões sobre sistemas de Saúde e políticas de Saúde, tanto a nível nacional como internacional, e terão contacto direto com líderes e decisores relevantes, que partilharão as suas experiências e conhecimento prático. Os oradores convidados incluem figuras como António Gandra D’Almeida (atual diretor executivo do SNS), Fernando Araújo (ex-diretor executivo do SNS) e Manuel Pizarro (ex-Ministro da Saúde), entre outros.
“Na minha opinião a formação em políticas e gestão de saúde devia ser obrigatória em todos os cursos de Medicina e Nutrição. Uma vez que essa não é a realidade atual e que muitas faculdades não têm essa oferta formativa para os seus alunos, numa perspetiva de responsabilidade social, esta foi forma que encontramos para, através da NOVA Medical School, ajudarmos todos os estudantes do país”, afirma o professor Francisco Goiana da Silva, um dos coordenadores da Unidade Curricular.
Este programa foi concebido para fomentar o pensamento crítico, desenvolver competências de gestão e liderança, e proporcionar uma compreensão profunda dos desafios atuais e futuros que os sistemas de saúde enfrentam. A frequência desta UC é creditada com 4 ECTS, válido em qualquer instituição de ensino, e está aberta a todos os alunos pré-graduados de Medicina e Nutrição em Portugal, mediante inscrição. O seu programa foi desenvolvido para que as aulas decorram de forma totalmente remota, para que seja possível incluir todos estes estudantes.
As inscrições estão abertas até 9 de setembro e podem ser realizadas através do formulário online.