Este novo serviço de teleconsulta destina-se a utentes que disponham de equipamento com câmara, microfone e ligação à internet. Segundo a ministra, é mais um serviço que pode ser prestado a utentes que se encontrem em “situação aguda”, menos grave.
Nem todas as situações têm indicação para teleconsulta, afirma Ana Paula Martins, referindo que é mais uma resposta a utentes sem médico de família. Nesta altura do ano aumenta a pressão sobre as urgências e os cuidados de saúde primários, devido às infeções respiratórias, tendo sido criada esta solução para diminuir a pressão que se sente nos serviços de saúde.
“Esta é a altura certa para lançarmos este serviço”, defende.
Ana Paula Martins refere ainda que mais de 1 124 mulheres já ligaram para a linha do SNS 24 na valência de Obstetrícia.
“São mais 280 chamadas do que nos mesmos dias da semana anterior. As pessoas estão a responder ao nosso apelo”, garante, acrescentando que cerca de 70 % das situações estão a ser encaminhadas para a urgência.
Sabe-se que a aplicação do SNS 24 está a atingir recordes e conta já com 11 milhões de downloads, sendo que já atendeu mais de três milhões de utentes só este ano.
Fonte: Lusa