Linha SNS 24 atendeu mais de 3,4 milhões de chamadas em 2024, quase o dobro do ano anterior

27/12/24
Linha SNS 24 atendeu mais de 3,4 milhões de chamadas em 2024, quase o dobro do ano anterior

A Linha SNS 24 foi solicitada por mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro em comparação ao mesmo período de 2023. Dezembro foi o mês com maior número de atendimentos, atingindo um "resultado histórico", afirmam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

De acordo com os dados, em dezembro, até ao dia de Natal, o serviço atendeu mais de 390 mil chamadas, tendo ultrapassado o valor de novembro (388 mil). O recorde do ano foi atingido a 16 de dezembro, com 21 187 chamadas atendidas, “uma evolução que vai ao encontro do que tem sido o padrão de incidência das doenças respiratórias”.

Sobre o tempo médio de espera, em 2024, os utentes depararam-se com um minuto e 48 segundos, acima dos 57 segundos de 2023. Os SPMS justificam que, em alturas específicas do ano, como o inverno, em horas de maior procura, pode verificar-se um aumento pontual do tempo médio de resposta, mas a Linha “assegura sempre o atendimento, evitando deslocações desnecessárias e aumentando a segurança e o conforto dos utilizadores, que podem usufruir de atendimento e pré-triagem na sua própria casa”.

Com arranque em maio de 2023 e a funcionar em 25 ULS, o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” já permitiu agendar mais de 233 mil consultas nos Cuidados de Saúde Primários, o que equivale a cerca de 12 mil consultas por mês. Aconselhou também 363 mil utentes a permanecer em autocuidados em casa, com chamada de seguimento após algumas horas, e encaminhou para Cuidados de Saúde Primários, com consulta agendada para o próprio dia ou dia seguinte ou para os Centros de Atendimento Clínico, mais de 12 000 utentes. Além destes, cerca de um milhão de utentes foram encaminhados para serviços de urgência.

“O ano que agora termina foi repleto de desafios para a Linha SNS 24, superados graças à dedicação das equipas da SPMS, ao apoio de todos os parceiros — incluindo os profissionais de saúde, as ordens profissionais, o operador e, acima de tudo, a colaboração dos cidadãos, que demonstram diariamente a confiança nos serviços do SNS 24”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Fonte: Lusa

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