No total, são 1 5 milhões de chamadas. Este número é composto pelos contactos recebidos via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, os pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e as chamadas transferidas diretamente pela linha SNS24.
“O INEM recorda a importância da utilização adequada dos serviços de emergência e apela à colaboração dos contactantes durante as chamadas”, reforça o instituto.
Os CODU funcionam 24 horas por dia com equipas de profissionais, entre os quais técnicos de emergência pré-hospitalar, médicos, enfermeiros e psicólogos. Quando não é necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio de emergência, as chamadas são encaminhadas para o SNS24, que procede ao aconselhamento adequado à situação.
“O ano que agora termina revestiu-se de vários desafios para o INEM, superados com a dedicação dos seus profissionais, com a colaboração dos seus parceiros, mas também dos cidadãos, que todos os dias reforçam a sua confiança nos serviços prestados pelo instituto”, conclui o comunicado do instituto.
Fonte: Lusa