SNS 24 bate recorde com 24 mil chamadas atendidas num dia, aumentando tempos de espera

03/01/25
SNS 24 bate recorde com 24 mil chamadas atendidas num dia, aumentando tempos de espera

A Linha SNS 24 registou, na última quinta-feira, 2 de janeiro, o recorde de chamadas atendidas, superando as 24 mil em apenas um dia. Este aumento significativo no número de atendimentos, comparativamente ao mesmo período do ano passado, resultou numa subida dos tempos de espera, informaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

De acordo com o comunicado oficial, em 2 de janeiro de 2024 a Linha SNS 24 havia atendido pouco mais de 10 mil chamadas, enquanto este ano, no mesmo dia, o número ultrapassou as 24 mil chamadas atendidas. Nos primeiros dois dias de 2025, foram registadas mais de 36 mil chamadas, com uma média de 750 atendimentos por hora, quase o dobro da capacidade do ano anterior, quando se registaram cerca de 16 mil chamadas, com uma média de aproximadamente 330 chamadas por hora.

Este aumento expressivo da procura pelos serviços da Linha SNS 24 tem impactado os tempos de espera, gerando desafios na gestão dos recursos humanos, o que levou a períodos de espera mais longos. "O aumento significativo de chamadas diárias impactou nos tempos médios de espera, com consequências em determinados períodos, gerando longos tempos de espera", sublinham os SPMS.

Para tentar mitigar o impacto deste aumento, está a ser reforçada a equipa de atendimento, com a colaboração dos SPMS e da operadora Altice, que estão a recrutar mais profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros e farmacêuticos.

Desde a introdução da nova triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com 18 ou mais anos, já foram realizadas mais de 5.000 triagens. Esta nova funcionalidade tem contribuído para uma melhor gestão da procura e para o encaminhamento adequado dos utentes. Além disso, registou-se um aumento de cerca de 13 % nas situações encaminhadas para os Cuidados de Saúde Primários, com aproximadamente 1.500 consultas agendadas, evitando deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.

O aumento do número de chamadas, que chegou a um total de 3,5 milhões em 2024, representa um crescimento de 87 % face ao ano anterior. Este resultado destaca o papel crucial da Linha SNS 24 no acesso ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), especialmente durante a época de maior procura por serviços de saúde.

Os SPMS reiteram a "total confiança no trabalho conjunto" com a operadora Altice e garantem que estão a continuar a reforçar a capacidade de resposta, assegurando que a Linha SNS 24 (808 24 24 24) continue a ser uma referência importante para os cidadãos que necessitam de apoio em questões de saúde não emergentes.

Fonte: Lusa

Partilhar

Publicações