As áreas cirúrgicas que registaram maiores aumentos foram a Oftalmologia (mais 864 intervenções que no ano transato), Cirurgia Geral (mais 777 cirurgias realizadas do que em 2023) e Ortopedia (com mais 607 cirurgias comparativamente ao ano anterior).
Em simultâneo, nos cuidados de saúde hospitalares, foram realizadas 165 951 consultas externas nos hospitais da ULS, menos 262 do que no ano anterior. Por outro lado, as sessões de Hospital de Dia cresceram 16 %, com um total de 20 394 sessões realizadas, ou seja, mais 2 860 sessões do que as registadas em 2023.
Estes dados indicam que os seis serviços de urgência da ULS Oeste realizaram, em média, 484 atendimentos por dia, correspondente a um total anual de 176 805 episódios de urgência. Foram mais 7 195 do que em 2023, o equivalente a um crescimento da procura de 4,2 %.
“Este primeiro ano de atividade da ULS Oeste foi marcado por um trabalho intenso”, afirma Elsa Baião, presidente do conselho de administração, considerando que a instituição superou os desafios de “uma nova realidade, onde os Cuidados de Saúde Primários e hospitalares trabalham de forma integrada, com foco no bem-estar dos nossos utentes”.
Sobre os partos realizados na maternidade das Caldas da Rainha, estes registaram um aumento de 75 %, mas a ULS ressalva que, no ano anterior, este serviço funcionou apenas durante seis meses e meio, devido à realização de obras no edifício.
No que diz respeito à resposta dos Cuidados de Saúde Primários, em 2024, sabe-se que foram realizadas 590 mil consultas médicas e mais de 308 mil consultas de enfermagem.
No ano passado, foram prestados cerca de 39 500 serviços domiciliários aos utentes pelos Cuidados de Saúde Primários e pelos cuidados hospitalares, representando um aumento de 8,3 %, traduzidos em mais três mil atendimentos face a 2023.
“O balanço é muito positivo”, acrescenta, vincando o compromisso de “investir em novas soluções, como a teleconsulta, para garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade, especialmente nas áreas mais carenciadas”.
A ULS do Oeste agrega, desde janeiro de 2024, o Centro Hospitalar do Oeste (com os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche) e os Agrupamentos de Centros de Saúde do Oeste e do Oeste Sul, servindo uma população de mais de 235 mil habitantes.
Fonte: Lusa