João Paulo Nascimento é eleito presidente da Equalmed

03/02/25
João Paulo Nascimento é eleito presidente da Equalmed

A Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde, anteriormente designada APOGEN, elegeu João Paulo Nascimento para o lugar de presidente. Para o biénio 2025-2026, o novo dirigente sucede a Maria do Carmo Neves da Farmoz, que agora ocupará a vice-presidência, juntamente com Glenn Luís, da Fresenius Kabi Portugal.

A Equalmed considera que “é prioritário continuar o trabalho convergente com as várias entidades tutelares e com os representantes institucionais da saúde. Considerando os diversos desafios relativos ao aumento da longevidade, ao diagnóstico cada vez mais precoce das patologias e à evolução da carga de doença, a Equalmed tem um papel central enquanto stakeholder na colaboração estreita com os decisores políticos e com as autoridades de saúde para a defesa e capacitação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A nova direção defende que os medicamentos genéricos, biossimilares e de valor acrescentado devem estar no centro da equação para os próximos anos, já que promovem a acessibilidade no sistema de saúde.

Ainda sobre a intenção de salvaguardar o melhor acesso a cuidados de saúde de qualidade, a Equalmed sublinha que “a revolução clínica não se limita apenas às novas descobertas terapêuticas, mas que deve, igualmente, garantir que os tratamentos mais eficazes chegam àqueles que mais deles necessitam, colocando o futuro da saúde em primeiro”, conclui.

João Paulo Nascimento conta com mais de 30 anos de experiência na indústria farmacêutica. Nos últimos 20 anos, desenvolveu a sua atividade profissional no segmento dos medicamentos genéricos, assumindo responsabilidades de gestão em empresas nacionais e multinacionais. Além disso, é licenciado em Gestão e Marketing.

Partilhar

Publicações